O projeto Bio+ busca desenvolver e empoderar socioeconomicamente comunidades rurais em situação de vulnerabilidade social que tenham na agricultura familiar, uma fonte de renda principal ou complementar, através da metodologia do Ciclo Vitae.

O Ciclo Vitae é uma metodologia que garante a produção de hortaliças orgânicas mesmo em períodos de estiagens integrando três tecnologias: o Biodigestor Rural (estrutura que permite a destinação correta do esterco animal, gerando biogás e biofertilizante), o Jardim Filtrante (equipamento que permite a reutilização da água de pias e de chuveiros para irrigação) e o Minhocário Doméstico (reutilização de restos da alimentação para a produção de húmus de minhoca).

Para replicação das tecnologias, o ciclo já foi implantado e testado, apresentando um investimento com pequeno tempo de retorno. Dessa forma o projeto consegue promover a educação ambiental, empoderar economicamente os produtores com a comercialização das hortaliças e a economia com o biogás e desenvolver pequenos arranjos produtivos locais, consequência da metodologia utilizada.

O projeto também investe na estruturação das comunidades, adaptando tecnologias e capacitando os beneficiados para manusear e para replicar sem a presença do projeto. Para tanto, a metodologia do Ciclo Vitae também conta com orientações para os diversos atores envolvidos, não só os beneficiados, ou seja, indicações e sugestões de como os membros do time devem se relacionar com a comunidade para garantir a construção adequada do ciclo.

Além disso, com as capacitações direcionadas a gestão e a empreendedorismo as comunidades conseguem utilizar o ciclo para garantir sua independência econômica. Com todas essas ações, o projeto consegue conscientizar e educar as comunidades e estimular o empreendedorismo no agronegócio em um grupo social que não se sentia seguro para investir em sua própria ou competir com produtos que encontramos em supermercados, por exemplo.

Com o bio+, o time consegue se alinhar não só nos critérios enactus mas em diversos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), mas principalmente com as ODS’s: Fome e Agricultura sustentável (ODS 2); Indústria, Inovação e infraestrutura (ODS 9); Consumo e Produção Sustentáveis (ODS 12).

ii